DESEMPENHO ESCOLAR E FATOR SOCIAL


No que diz respeito aos fatores sociais presentes na aprendizagem, vimos que a família tem como propósito fornecer um contexto que permita a sobrevivência e o desenvolvimento de seus membros, procurando atender as necessidades de todos.

A família como transmissora dos valores da sociedade, irá modelar o processo de socialização da criança no seu meio, o suporte físico afetivo e social dos membros da família envolve permitir a criança o desenvolvimento de um sentido de identidade.
Viver socialmente envolve escolher como poder viver, e saber analisar questões de status, de expectativas e de modelos de comportamento gerados na sociedade.
O desempenho escolar, as dificuldades de aprender podem estar ligadas a fatores individuais, da ordem da dinâmica familiar, às vezes o problema da criança já esta instalada e ao iniciar sua vida escolar a criança apenas irá denunciar o problema.
Genericamente falando, em famílias saudáveis o ambiente é acolhedor, as relações entre seus membros são permeadas por um clima amoroso. Já em famílias disfuncionais, o relacionamento é ao contrário assumem características de ódio, culpa e vingança, porém em ambos os relacionamentos as interações as ligações são intensas, atingindo todos os membros da família ou a família como um todo. Logo, qualquer problema que ocorra com qualquer um de seus membros, a família como um todo será afetada, por exemplo, famílias onde os pais são separados, todos têm que se adaptar a nova situação e a ausência da figura paterna e/ou materna.
Portanto, seja qual for a situação, pertencer a uma família é algo permanente, não é possível demitir-se da família.
Refletindo... até que ponto hoje estamos envolvidos; ligados afetivamente a laços de família?



(Fonte: TCC- Termo conclusão curso Pós- Psicopedagogia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem enviada com sucesso.